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MT-03

Conceito Guepardo
O Guepardo foi a inspiração da MT-03. E por que o Guepardo? Sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, possui longa cauda, coluna flexível e cabeça pequena que lhe garantem estabilidade e aerodinâmica nas curvas em alta velocidade. Esguio, estável, aerodinâmico e veloz! E aí, já deu para entender um pouco da MT-03?

Prazer na Pilotagem
A MT-03, produzida em Manaus, pode ser resumida como uma naked que oferece agilidade, performance, beleza e um ponto de muito destaque: a mais pura sensação de prazer na pilotagem – principal característica da família MT. O motor da MT-03 é o mesmo que equipa sua irmã esportiva YZF-R3. Trata-se de um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo compando (DOHC - Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Leveza com tecnologia Para alcançar o objetivo de uma motocicleta leve, a Yamaha utilizou em sua produção, modernos processos e materiais nobres, como nos pistões forjados em alumínio (similar aos das motocicletas de competição) e no cilindro, com a tecnologia DiASil Yamaha, que consiste em uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e uma surpreendente performance. O resultado disso tudo foi uma motocicleta de 166kg na versão STD e 169kg na versão com ABS.

Eletrônica moderna
A eletrônica é um ponto alto na MT-03, uma ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em consumo de combustível mais equilibrado e entrega de potência e torque mais expressivos. Na prática, dá para perceber isso nas respostas rápidas do acelerador, na força em baixas e médias rotações e na empolgante sensação nos giros mais altos.

Agilidade com equilíbrio
O escapamento da MT-03 é do tipo 2 x 1 com sistema de câmara de expansão para redução de ruídos e ganho na performance. A ponteira, com desenho arrojado e dimensões compactas é posicionado perto do centro do chassi, o que favorece a centralização de massa. Isso garante ótimo equilíbrio para pilotagem esportiva e estabilidade, qualidade comum aos modelos da família MT.

Para poder oferecer toda a agilidade e rapidez que a MT-03proporciona, a Yamaha desenvolveu ciclística que utiliza como base, um moderno e compacto chassi construído em aço do tipo diamante, que oferece resistência com baixo peso.

 

Suspensão eficiente
O que também contribui para essa ciclística elaborada são as competentes suspensões. Na frente, a MT-03 utiliza o sistema de garfo telescópico, cujos amortecedores possuem curso de 130mm e tubos internos com 41mm de diâmetro. Isso resulta em mais controle e estabilidade na pilotagem em função da maior robustez e resistência a torções. Já a suspensão traseira, do tipo monocross, tem amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola, permitindo o ajuste de acordo com o peso, terreno ou tipo de pilotagem. O curso da roda é de 125mm e sua balança – assimétrica –, além de resistente, tem um desenho moderno. Seu comprimento é de 573mm, o que dá a MT-03, a proporção de entre eixos da R1 modelo 2014. O fato de ser longa reduz a variação do angulo da balança em relação ao piso nas curvas ou nas acelerações e desacelerações resultando em maior eficiência na transferência de potência para a roda traseira.

Segurança em duas versões
Como na R3, a MT-03 estará disponível em duas versões, a Standard e a ABS. Em ambas, o sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com diâmetro de 298mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único.

“A “MT” é uma família naked inovadora e inédita. Assim como nas irmãs maiores MT-09 e MT-07, a MT03 se destaca por proporcionar o prazer de pilotar, tanto para os que estão dando seus primeiros passos neste trilhar, como para os mais experientes. Seu motor é compacto, potente e muito mais leve, além de ter o consumo mais eficiente. A sua mecânica é similar à esportiva YZF-R3, diferenciando-se pela posição de pilotagem mais confortável para o uso urbano. Convido a todos para experimentar e desfrutar a nova Yamaha!” Hilario Kobayashi - Diretor de Engenharia de Produto - Yamaha Motor

Painel tecnológico completo
O Painel da MT-03 é moderno e completo. A iluminação em LED, garante ótima visibilidade em qualquer situação. Nele, há o shift light, que indica o momento da troca de marchas e pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente, strobe ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Em um display de LCD, indica a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, momento da troca de óleo, autonomia e o consumo médio e instantâneo.

“A MT-03 é um produto com design surpreendente, que oferece melhor custo x benefício a quem procura por mais performance para uso urbano, com características de motos de maior cilindrada, porém mais econômica e dinâmica dentro da cidade, além de muita tecnologia em seu conjunto, que resulta em peso x potência similar à modelos de 500cc.” Thiago Chan - MT-03 Product Planner

Uma legítima MT
A MT-03 é a caçula da família MT, e carrega consigo o design que a Yamaha chama de "visualização de performance", onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, características comuns à toda família MT. E é possível enxergar em cada detalhe esses traços da personalidade MT, como o farol único com luz de posição em LED. Além de menor, ele está 20cm mais próximo do condutor, reduzindo o peso na dianteira e tornando o modelo mais compacto. Por este motivo, a sensação do guidão da MT-03 é de leveza, o que a torna uma motocicleta ainda mais ágil e rápida nas mudanças de direção, ideal para utilização urbana.
As linhas aerodinâmicas da nova MT-03 transmitem leveza, dinamismo e velocidade. Dá para perceber essa inspiração, desde a capa plástica que envolve o tanque de combustível – com capacidade de 14 litros – e seus defletores de ar, até a traseira elevada. Nela, a lanterna é em LED, o assento para o passageiro é bipartido e as alças de apoio eficientes, mas sem abrir mão do arrojo estético.
As rodas em liga leve com 17 polegadas de diâmetro e 10 pontas, são as mesmas da R3, assim como os pneus radiais tubeless, cujas medidas são de 110/70 - R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 - R17M/C 66H na traseira.

POSIÇÃO DE PILOTAGEM
A Yamaha se preocupou com a estética da MT-03, mas não só com ela. A posição de pilotagem ganhou atenção especial, garantindo condução ágil e precisa sem deixar de lado o conforto e a segurança. Seu assento está a apenas 780mm do solo, o que torna mais fáceis os posicionamentos com a moto parada. O guidão permite disposição mais ereta e relaxada.

Em comparação com a YZF-R3, o guidão da MT-03 é posicionado 19 milímetros mais perto do piloto e cerca de 39mm mais alto.

A MT-03 será produzida em três versões de cores: a Matt Silver (Prata fosco e Azul), denota maior esportividade e arrojo; Red Metallic (Vermelha e laranja) apresenta esquema de cores mais impactante e jovial e a Black Metallic (preta) é elegante, com visual mais discreto, dando a motocicleta aspecto mais sofisticado.

O modelo de entrada da família MT estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido para a versão standard é de R$ 18.790,00 + frete, e para a versão ABS, de R$ 20.790,00 + frete.

 

FICHA TÉCNICA

Nome do Modelo MT-03 e MT-03 ABS
Peso e Dimensões
Comprimento Total 2.090 mm
Largura Total 745 mm
Altura Total 1.035 mm
Altura do assento 780 mm
Distância entre-eixos 1.390 mm
Altura mínima do solo 160 mm
Peso seco* 150 kg
Peso líquido* 166 kg/ 169 kg (com ABS)
Raio mínimo de giro 2.700 mm
Motor
Refrigeração líquida, 4 Tempos, DOHC, 8 válvulas
Cilindros 2
Cilindrada real 320,6 cm³
Diâmetro x Curso 68 x 44.1 mm
Taxa de Compressão 11,2 : 1
Potência Máxima 42,01 cv (10.750 RPM)
Torque Máximo 3,02 kgfm / 9.000 RPM
Sistema de Partida Elétrica
Sistema de Lubrificação Cárter Úmido
Capacidade do Óleo do Motor 2,4 L
Tipo de Combustível Gasolina
Capacidade do Tanque (reserva) 14 L (3 L)
Tipo de alimentação Injeção Eletrônica
Transmissão
Transmissão Primária Engrenagens
Transmissão Secundária Corrente
Tipo de Embreagem Úmida, Multi-Disco
Relação
6 velocidades
1ª Marcha 2,500 (35/14)
2ª Marcha 1,824 (31/17)
3ª Marcha 1,348 (31/23)
4ª Marcha 1,087 (25/23)
5ª Marcha 0,920 (23/25)
6ª Marcha 0,800 (24/30)
Chassis
Tipo Diamante
Ângulo do Cáster 25º 0'
Trail 95 mm
Pneu Dianteiro 17M/C x MT2.75
Pneu Traseiro 17M/C x MT4.00
Freios
Dianteiro

Disco hidráulico (Sem ABS)
Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)

Diâmetro dos discos Dianteiros (externo) 298 mm
Traseiro Disco hidráulico (Sem ABS)
Diâmetro do disco Traseiro 220 mm
Suspensão
Dianteira Garfo Telescópico
Curso da Roda 130 mm
Traseira Balança Traseira
Curso da Roda 125 mm
Elétrica
Sistema de Ignição TCI (Transistor Controlled Ignition)
Bateria 12v - 6Ah
Painel Multifuncional
Velocímetro
Hodômetro Total
Hodômetros Parciais (1 e 2)
Hodômetro de Reserva de Combustível
Hodômetro de Óleo
Indicador de Combustível
Consumo Instantâneo de Combustível
Consumo Médio de Combustível
Indicador de Marcha
Indicador de Temperatura
Relógio
Luz Indicadora de marcha
Visor do Controle de Luminosidade

 

Sobre a Yamaha do Brasil
A marca dos três diapasões – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos, se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas, com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 50 diferentes versões e 28 modelos de motocicletas, 10 WaveRunners (veículos aquáticos), 26 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 400 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio Ltda, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros Ltda, Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações Ltda. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil é um importante polo produtor e exportador para grupos seletos e exigentes como, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul.

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Tiago Toricelli
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