MT-03

Conceito Guepardo
O Guepardo foi a inspiração da MT-03. E por que o Guepardo? Sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, possui longa cauda, coluna flexível e cabeça pequena que lhe garantem estabilidade e aerodinâmica nas curvas em alta velocidade. Esguio, estável, aerodinâmico e veloz! E aí, já deu para entender um pouco da MT-03?

Prazer na Pilotagem
A MT-03, produzida em Manaus, pode ser resumida como uma naked que oferece agilidade, performance, beleza e um ponto de muito destaque: a mais pura sensação de prazer na pilotagem – principal característica da família MT. O motor da MT-03 é o mesmo que equipa sua irmã esportiva YZF-R3. Trata-se de um bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321cc, duplo compando (DOHC - Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Leveza com tecnologia Para alcançar o objetivo de uma motocicleta leve, a Yamaha utilizou em sua produção, modernos processos e materiais nobres, como nos pistões forjados em alumínio (similar aos das motocicletas de competição) e no cilindro, com a tecnologia DiASil Yamaha, que consiste em uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e uma surpreendente performance. O resultado disso tudo foi uma motocicleta de 166kg na versão STD e 169kg na versão com ABS.

Eletrônica moderna
A eletrônica é um ponto alto na MT-03, uma ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em consumo de combustível mais equilibrado e entrega de potência e torque mais expressivos. Na prática, dá para perceber isso nas respostas rápidas do acelerador, na força em baixas e médias rotações e na empolgante sensação nos giros mais altos.

Agilidade com equilíbrio
O escapamento da MT-03 é do tipo 2 x 1 com sistema de câmara de expansão para redução de ruídos e ganho na performance. A ponteira, com desenho arrojado e dimensões compactas é posicionado perto do centro do chassi, o que favorece a centralização de massa. Isso garante ótimo equilíbrio para pilotagem esportiva e estabilidade, qualidade comum aos modelos da família MT.

Para poder oferecer toda a agilidade e rapidez que a MT-03proporciona, a Yamaha desenvolveu ciclística que utiliza como base, um moderno e compacto chassi construído em aço do tipo diamante, que oferece resistência com baixo peso.

Suspensão eficiente
O que também contribui para essa ciclística elaborada são as competentes suspensões. Na frente, a MT-03 utiliza o sistema de garfo telescópico, cujos amortecedores possuem curso de 130mm e tubos internos com 41mm de diâmetro. Isso resulta em mais controle e estabilidade na pilotagem em função da maior robustez e resistência a torções. Já a suspensão traseira, do tipo monocross, tem amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola, permitindo o ajuste de acordo com o peso, terreno ou tipo de pilotagem. O curso da roda é de 125mm e sua balança – assimétrica –, além de resistente, tem um desenho moderno. Seu comprimento é de 573mm, o que dá a MT-03, a proporção de entre eixos da R1 modelo 2014. O fato de ser longa reduz a variação do angulo da balança em relação ao piso nas curvas ou nas acelerações e desacelerações resultando em maior eficiência na transferência de potência para a roda traseira.

Segurança em duas versões
Como na R3, a MT-03 estará disponível em duas versões, a Standard e a ABS. Em ambas, o sistema dianteiro é composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com diâmetro de 298mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, o disco ventilado é de 220mm, e a pinça com pistão único.

“A “MT” é uma família naked inovadora e inédita. Assim como nas irmãs maiores MT-09 e MT-07, a MT03 se destaca por proporcionar o prazer de pilotar, tanto para os que estão dando seus primeiros passos neste trilhar, como para os mais experientes. Seu motor é compacto, potente e muito mais leve, além de ter o consumo mais eficiente. A sua mecânica é similar à esportiva YZF-R3, diferenciando-se pela posição de pilotagem mais confortável para o uso urbano. Convido a todos para experimentar e desfrutar a nova Yamaha!” Hilario Kobayashi - Diretor de Engenharia de Produto - Yamaha Motor

Painel tecnológico completo
O Painel da MT-03 é moderno e completo. A iluminação em LED, garante ótima visibilidade em qualquer situação. Nele, há o shift light, que indica o momento da troca de marchas e pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente, strobe ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm. Em um display de LCD, indica a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, momento da troca de óleo, autonomia e o consumo médio e instantâneo.

“A MT-03 é um produto com design surpreendente, que oferece melhor custo x benefício a quem procura por mais performance para uso urbano, com características de motos de maior cilindrada, porém mais econômica e dinâmica dentro da cidade, além de muita tecnologia em seu conjunto, que resulta em peso x potência similar à modelos de 500cc.” Thiago Chan - MT-03 Product Planner
Uma legítima MT
A MT-03 é a caçula da família MT, e carrega consigo o design que a Yamaha chama de "visualização de performance", onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, características comuns à toda família MT. E é possível enxergar em cada detalhe esses traços da personalidade MT, como o farol único com luz de posição em LED. Além de menor, ele está 20cm mais próximo do condutor, reduzindo o peso na dianteira e tornando o modelo mais compacto. Por este motivo, a sensação do guidão da MT-03 é de leveza, o que a torna uma motocicleta ainda mais ágil e rápida nas mudanças de direção, ideal para utilização urbana.
As linhas aerodinâmicas da nova MT-03 transmitem leveza, dinamismo e velocidade. Dá para perceber essa inspiração, desde a capa plástica que envolve o tanque de combustível – com capacidade de 14 litros – e seus defletores de ar, até a traseira elevada. Nela, a lanterna é em LED, o assento para o passageiro é bipartido e as alças de apoio eficientes, mas sem abrir mão do arrojo estético.
As rodas em liga leve com 17 polegadas de diâmetro e 10 pontas, são as mesmas da R3, assim como os pneus radiais tubeless, cujas medidas são de 110/70 - R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 - R17M/C 66H na traseira.

POSIÇÃO DE PILOTAGEM
A Yamaha se preocupou com a estética da MT-03, mas não só com ela. A posição de pilotagem ganhou atenção especial, garantindo condução ágil e precisa sem deixar de lado o conforto e a segurança. Seu assento está a apenas 780mm do solo, o que torna mais fáceis os posicionamentos com a moto parada. O guidão permite disposição mais ereta e relaxada.
Em comparação com a YZF-R3, o guidão da MT-03 é posicionado 19 milímetros mais perto do piloto e cerca de 39mm mais alto.

A MT-03 será produzida em três versões de cores: a Matt Silver (Prata fosco e Azul), denota maior esportividade e arrojo; Red Metallic (Vermelha e laranja) apresenta esquema de cores mais impactante e jovial e a Black Metallic (preta) é elegante, com visual mais discreto, dando a motocicleta aspecto mais sofisticado.

O modelo de entrada da família MT estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de MAIO/2016. O preço sugerido para a versão standard é de R$ 18.790,00 + frete, e para a versão ABS, de R$ 20.790,00 + frete.
FICHA TÉCNICA
Nome do Modelo |
MT-03 e MT-03 ABS |
Peso e Dimensões |
Comprimento Total |
2.090 mm |
Largura Total |
745 mm |
Altura Total |
1.035 mm |
Altura do assento |
780 mm |
Distância entre-eixos |
1.390 mm |
Altura mínima do solo |
160 mm |
Peso seco* |
150 kg |
Peso líquido* |
166 kg/ 169 kg (com ABS) |
Raio mínimo de giro |
2.700 mm |
Motor |
Refrigeração líquida, 4 Tempos, DOHC, 8 válvulas |
Cilindros |
2 |
Cilindrada real |
320,6 cm³ |
Diâmetro x Curso |
68 x 44.1 mm |
Taxa de Compressão |
11,2 : 1 |
Potência Máxima |
42,01 cv (10.750 RPM) |
Torque Máximo |
3,02 kgfm / 9.000 RPM |
Sistema de Partida |
Elétrica |
Sistema de Lubrificação |
Cárter Úmido |
Capacidade do Óleo do Motor |
2,4 L |
Tipo de Combustível |
Gasolina |
Capacidade do Tanque (reserva) |
14 L (3 L) |
Tipo de alimentação |
Injeção Eletrônica |
Transmissão |
Transmissão Primária |
Engrenagens |
Transmissão Secundária |
Corrente |
Tipo de Embreagem |
Úmida, Multi-Disco |
Relação |
6 velocidades |
1ª Marcha |
2,500 (35/14) |
2ª Marcha |
1,824 (31/17) |
3ª Marcha |
1,348 (31/23) |
4ª Marcha |
1,087 (25/23) |
5ª Marcha |
0,920 (23/25) |
6ª Marcha |
0,800 (24/30) |
Chassis |
Tipo |
Diamante |
Ângulo do Cáster |
25º 0' |
Trail |
95 mm |
Pneu Dianteiro |
17M/C x MT2.75 |
Pneu Traseiro |
17M/C x MT4.00 |
Freios |
Dianteiro |
Disco hidráulico (Sem ABS) Disco hidráulico com sistema antibloqueio (ABS)
|
Diâmetro dos discos Dianteiros (externo) |
298 mm |
Traseiro |
Disco hidráulico (Sem ABS) |
Diâmetro do disco Traseiro |
220 mm |
Suspensão |
Dianteira |
Garfo Telescópico |
Curso da Roda |
130 mm |
Traseira |
Balança Traseira |
Curso da Roda |
125 mm |
Elétrica |
Sistema de Ignição |
TCI (Transistor Controlled Ignition) |
Bateria |
12v - 6Ah |
Painel Multifuncional |
Velocímetro |
Hodômetro Total |
Hodômetros Parciais (1 e 2) |
Hodômetro de Reserva de Combustível |
Hodômetro de Óleo |
Indicador de Combustível |
Consumo Instantâneo de Combustível |
Consumo Médio de Combustível |
Indicador de Marcha |
Indicador de Temperatura |
Relógio |
Luz Indicadora de marcha |
Visor do Controle de Luminosidade |
Sobre a Yamaha do Brasil
A marca dos três diapasões – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos, se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas, com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 50 diferentes versões e 28 modelos de motocicletas, 10 WaveRunners (veículos aquáticos), 26 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 400 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio Ltda, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros Ltda, Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações Ltda. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil é um importante polo produtor e exportador para grupos seletos e exigentes como, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul.
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