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Dúvidas

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O que é?
Financiamento - operação com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), no qual a motocicleta é dada como garantia e fica em nome do comprador e alienado ao Banco Yamaha até o término do contrato. O Financiamento é a forma mais simples para a aquisição parcelada de uma motocicleta Yamaha.

Qual a documentação mínima necessária para solicitação de um Financiamento para Pessoa Física?
CPF, RG, Comprovante de renda e endereço

Como fazer um financiamento de moto com o Banco Yamaha?
Para você fazer um financiamento de sua nova motocicleta Yamaha , vá até uma Concessionária Yamaha* mais próxima, escolha o modelo de moto de sua preferência e solicite ao vendedor uma simulação de financiamento. Seu crédito será avaliado rapidamente e se aprovado, você pode fechar o negócio na hora!

(*) Disponível apenas em algumas regiões

Que impostos / tarifas incidem na operação?
O financiamento (CDC) é uma operação financeira, por isso está sujeito à tributação do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras. O Banco recolhe o imposto no início do financiamento e o cliente paga junto com as parcelas do Financiamento.

Tarifa de Cadastro - É cobrada para a realização de pesquisa em serviços de proteção para início do relacionamento nas operações de crédito.

Ficará dispensado do pagamento da tarifa de cadastro para início de relacionamento nas operações de financiamento o cliente que entregar à instituição financeira cópias autenticadas ou apresentar os originais dos documentos abaixo :

a) Documento de Identificação com foto;
b) CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Comprovante de renda ou de patrimônio, sendo eles cópia do holerite ou da declaração anual de imposto de renda
e) Pesquisa em bancos de dados e de proteção ao crédito, a saber : SERASA Experian e Boavista;
f) Certidões de cartórios de protesto do local do domicílio do consumidor;
g) Certidão de regularidade do CPF do consumidor expedida pela Receita Federal do Brasil;

Posso fazer o refinanciamento do meu contrato de financiamento? Em quais situações? O refinanciamento é possível para atender uma necessidade financeira do cliente, reduzindo o valor da parcela e aumentando a quantidade de parcelas, pois o refinanciamento é calculado pela taxa do contrato.

Posso incluir alguns itens/produtos junto com o financiamento do automóvel?
Sim, desde que faturados juntamente com a motocicleta. Negocie diretamente no concessionário. Sujeito à aprovação do crédito
Como é efetuado o pagamento das parcelas do Financiamento?
O pagamento é efetuado por meio de carnê ou boleto bancário.

Como devo proceder caso não receba o boleto para pagamento da parcela ?
O carnê para pagamento do seu contrato será enviado diretamente para o endereço que você forneceu em seu cadastro. Caso o carnê não chegue em até 5 dias antes do vencimento da primeira parcela, acesse Emissão da 2ª via do boleto e imprima a via para pagamento ou contate o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.

Posso alterar a modalidade de pagamento de boleto para débito automático?
No momento esta alteração ainda não é possível.

Estando com uma ou mais prestações em atraso, o que devo fazer?
Você deve entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, cujo número encontra-se disponível na seção Contatos.

O que é?
Transferência do contrato de financiamento para um novo comprador da motocicleta (terceiro) nos casos onde houver venda da mesma.

Posso vender a motocicleta e transferir a dívida?
Sim, desde que o seu financiamento esteja em dia e o cadastro do novo cliente seja aprovado pelo Banco Yamaha. Para essa transação é cobrada uma taxa e a solicitação deve ser efetuada através do Serviço de Atendimento ao Cliente. Formulários:
- Check list de cessão de direitos
- Solicitação de cessão de direitos
- Ficha Cadastral
Posso substituir minha motocicleta no decorrer do contrato? Sim, é possível substituir a motocicleta por outra da sua escolha, obedecida as normas vigentes para a operação. A substituição está sujeita a aprovação do Banco Yamaha, podendo ser exigida vistoria da nova motocicleta e o cliente deve estar em dia com o pagamento das parcelas. Para essa transação é cobrada uma taxa e a solicitação dever ser efetuada através do Serviço de Atendimento ao Cliente.

Formulários:
- Check List Substituição de Bem (Simples Troca ou Sinistro)
- Carta de solicitação de substituição de garantia

É possível antecipar ou liquidar parcelas?
Sim, o cliente pode liquidar ou antecipar as parcelas a qualquer momento, durante o período de vigência do contrato.

Como devo proceder para saber o saldo do meu contrato? Para obter essa e outras informações de seu contrato, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.

Como faço para receber o Termo de Liberação após o término do financiamento?
Após o pagamento da última parcela, não havendo nenhuma pendência em seu contrato, haverá liberação automática do gravame da motocicleta, que ocorrerá em até 30 dias.

O que fazer em caso de sinistro (roubo ou perda total) da motocicleta durante a vigência do contrato?
Em caso de roubo ou perda total da motocicleta, você pode quitar a dívida do contrato ou substituir a motocicleta sinistrada por outra.

Caso você opte por quitar a dívida, a seguradora quita a dívida junto ao Banco Yamaha e devolve ao cliente a diferença (se houver) entre o valor segurado e o saldo devedor quitado, conforme regras em vigor.

No caso de substituição, será necessária a apresentação de uma nova motocicleta. Neste caso, a seguradora paga ao cliente o valor total da indenização.

Você deve contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente e informar os dados da seguradora e como você utilizará a indenização da motocicleta : para quitação do contrato ou para substituição da motocicleta, mantendo o atual contrato de financiamento.
Entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente do Banco Yamaha para solicitar a Carta de Autorização para saída do país com a motocicleta.

Para este procedimento, será necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

• CNH condutor;
• DUT / CRV ou DUAL / CRLV (Documento do veículo);
• Se caso o condutor for um terceiro: Será necessário encaminhar a carta de autorização do financiado com reconhecimento de firma por semelhança.


Deverá comunicar o trajeto da viagem, para que país está se dirigindo, quando e o tempo que ficará fora.
Para a expedição da carta é necessário que o cliente esteja em dia com suas parcelas e apresente a apólice de seguro da motocicleta ou Carta Verde.

Para seguros nacionais: Deverá encaminhar a carta verde com cobertura para viagem.
Para seguros internacionais: Deverá encaminhar a apólice de seguro internacional.

O tempo para emissão desta autorização é de 10 dias. É cobrada uma taxa para este serviço.

O que é a carta verde?
É um seguro obrigatório para condutores de veículos terrestres registrados no país de origem que estejam em viagem internacional pelo MERCOSUL. Pode ser contratado com a seguradora pelo período de permanência do veículo no país de ingresso, com vigência máxima de um ano. Este seguro cobre eventos ocorridos exclusivamente em país terceiro do MERCOSUL. Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Ao mudar de endereço, o cliente deve emitir o documento do bem na UF atual. Abaixo, segue procedimentos:
- Check list - Alteração de UF e alteração de nome (inclusão ou retirada de sobrenome)
- Solicitação de alteração de UF
- Solicitação para alteração de nome
Preencha o formulário abaixo:
- Solicitação de cancelamento de contrato






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